Carta aos Empresários
Notícias

 

O ano de 2012 chega ao fim com um saldo positivo para o NAM – Núcleo de Amparo ao Menor.

Em fevereiro começaram as aulas de música para o nosso grupo de musicalização que passou a se chamar Banda Professor Ubaldo Medeiros. Com muito esforço e dedicação, no final de julho, a Banda foi oficialmente apresentada ao público, no evento da nossa instituição chamado Dia de Fazendo a Diferença com o NAM. Cinco meses se passaram e já contabilizamos diversas apresentações como, por exemplo, na Convenção Nacional dos Lojistas, na Casa Cor e na solenidade de comemoração dos 80 anos da OAB/RN. Atualmente, estamos com três vídeos no Youtube. O nosso Projeto Música e Cidadania ainda mantém dois grupos de música: um de flauta doce e um de violão, sendo esse último ministrado por um aluno voluntário da Banda.

Estivemos presentes durante 45 dias na Casa Cor, em espaço cedido, gentilmente , pelos seus franqueados Nereide Figueiredo e César Revoredo, assim como na Convenção Nacional dos Lojistas em estande da CDL, para venda de artigos e divulgação da entidade.

Ao longo do ano, fechamos parcerias com a Estácio/ FATERN e com a FARN que estão com alunos do curso de extensão universitária nas áreas de Fisioterapia, Computação em Rede e Psicologia, estagiando na nossa entidade e beneficiando a comunidade de Felipe Camarão.

Continuamos com a turma de Medicina da UNP como voluntários sob a supervisão do Prof. Ricardo Ney Oliveira Cobucci, assim como atendimentos na área de oftalmologia com a preciosa colaboração do Dr. Antônio Augusto Medeiros  Vaz.

O nosso voluntário Prof. Pablo Capistrano continua ministrando o seu curso de Relaxamento Corporal através de técnicas de yoga e, agora, com uma turma do Posto de Saúde de Felipe Camarão que está fazendo uma pesquisa sobre a importância da yoga na qualidade de vida dos agentes de saúde.

O SESC, nosso grande parceiro, acrescentou duas turmas de PHE – Projeto de Habilidades de Estudo formando assim quatro turmas com um total de 100 alunos e criou uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos que beneficiou um público de 33 alunos. Em 2013, serão mais duas turmas perfazendo um total de 150 alunos.

Mantivemos a turma de Reforço Escolar tendo em vista a baixa qualidade do ensino público na comunidade. Com isso, muitos alunos de até 14 anos, não alfabetizados, puderam aprender a ler.

Tendo em vista a aproximação do período da Copa do Mundo de 2014, estamos com uma turma de Inglês, ministrada pela professora voluntária Ana Cláudia Capistrano e que beneficia um público de 32 alunos.

A Contadora Rosely Louzada tem, ao longo do ano, ministrado o Curso de Empreendedorismo para a comunidade local e já conseguiu formalizar vários microempreendedores individuais .

A  biblioteca tem funcionado com rodas de leitura e com as professoras orientando a seus alunos. Faltam-nos recursos  para contratar um (a) bibliotecário (a) a fim de que possamos estender para o restante da comunidade esse serviço de grande importância para todos.

A Revisteca, em parceria com a Abril Cultural, tem proporcionado momentos de grande satisfação para a maioria dos nossos alunos e seus  familiares.

O esporte ganhou reforço com a chegada de voluntários que dão aulas de futebol (Professor Erandir Montenegro e Edson Luiz Gomes Matias) juntamente com Manoel Alves de Souza,  nosso voluntário há dois anos, no futsal. A quadra poliesportiva e o campo de futebol de areia estão,  também, cedidos à  Visão Mundial e à Escolinha de Futebol do Guarani Esporte Clube, como mais uma forma de prestação de serviços à comunidade. Este ano acrescentamos o judô, cujas aulas, ministradas pela professora Rosilene Martinez, favorecem cerca de 40 alunos.

Tivemos o nosso Fazendo a Diferença com o NAM com mais de 1000 pessoas que estiveram presentes como voluntárias ou beneficiárias. Com a parceria de empresas locais (Sport Master, RC Serviços, FECOMERCIO, DISNAC e Imunizadora Potiguar) e de Recife (Fernando Catão), conseguimos fazer a primeira parte da acessibilidade e iniciamos a segunda das quatro etapas. Campanhas de arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e escolar foram feitas e foram envolvidas muitas empresas. Com vasta programação nas áreas de serviços para a comunidade, cultural, musical, dança, saúde, empreendedorismo, lazer e esporte, iniciou às 9:00h da manhã e se estendeu até às 18:00h, ultrapassando o horário previsto e as expectativas de público.

Muitas foram as palestras e cursos dados ao longo do ano para a comunidade ou específicas para alunos, voluntários e funcionários.

Contando sempre com a sua valiosa colaboração, da Capuche Empreendimentos, nosso principal mantenedor, assim como da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL - Natal), do Sindicato do Comércio Varejista, da Ecomax Empreendimentos, Bain Douche, Armazém Para, entre outras e de pessoas físicas tais como Dr. Célio Soares, Dr. Thiago Pereira Pinheiro, foi possível fazermos mais de 33.000 atendimentos diversos no decorrer do ano de 2012.

Por isso, desejamos a todos  um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de muito sucesso. Que em 2013 estejamos cada vez mais unidos nessa luta por uma cidade melhor, proporcionando um futuro promissor para os nossos jovens de Felipe Camarão.

 

NÚCLEO DE AMPARO AO MENOR

 

 
Copyright © 2010 NAM. Todos os direitos reservados.